
A Orionópolis Catarinense é uma entidade de Assistência Social sem fins lucrativos que presta um importante serviço de proteção social especial de alta complexidade. Sua missão é acolher adolescentes, adultos e idosos com deficiências físicas e mentais, de todas as idades, que possuem vínculos familiares fragilizados ou rompidos. A instituição oferece, além de cuidados de saúde e reabilitação, o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência.
Referência no Estado de Santa Catarina, a Orionópolis é a única a prestar esse tipo de atendimento. Com funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia, busca garantir qualidade de vida, dignidade e bem-estar aos seus acolhidos. Todo o atendimento oferecido é gratuito, assegurando assistência e apoio integral aos moradores.
Solidariedade e Dedicação
A história da Orionópolis Catarinense teve início com a iniciativa de leigos atuantes na comunidade e da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência, em parceria com a Paróquia São João Batista e Santa Luzia, em Florianópolis.

A busca por um terreno adequado para a implantação da instituição foi desafiadora, mas a solidariedade e o desejo de ajudar foram decisivos. Maria Alves de Sá Matos e sua filha, Neuza Matos, doaram um terreno com o objetivo de abrigar idosos em situação de abandono. Elas buscaram o Pe. Pedro Koeller, então pároco da Catedral, que as encaminhou ao Arcebispo Dom Afonso Niehues. O Arcebispo, ao lembrar da missão dos Padres Orionitas de realizar uma obra social na Arquidiocese de Florianópolis, apoiou a iniciativa e deu início ao processo de criação da instituição.
No dia 8 de março de 1989, a Orionópolis Catarinense foi oficialmente registrada em cartório, tendo o Pe. Jaci Rocha Gonçalves como seu primeiro diretor. Em 12 de março de 1990, foi realizada uma missa em ação de graças e a benção da Pedra Fundamental da instituição. O terreno que, no passado, havia sido lar de famílias e até mesmo estábulo de animais, foi reformado e, em março de 1991, recebeu os primeiros moradores.
Compromisso com a Dignidade Humana

Desde então, a Orionópolis Catarinense tem sido um local de acolhimento, cuidado e reabilitação para pessoas com deficiência. Hoje a instituição abriga e atende 55 pessoas com deficiências físicas, intelectuais e múltiplas Sua atuação é pautada no respeito à dignidade humana, na inclusão social e na promoção de uma vida mais saudável e feliz para seus moradores.
A instituição segue contando com o apoio de voluntários, parceiros e da comunidade para manter seu trabalho e continuar sendo um exemplo de solidariedade e amor ao próximo em Santa Catarina.
Para mais informações e saber como ajudar esta obra, a Orionópolis Catarinense fica localizada na Rua Frederico Afonso, 5568, Ponta de Baixo, São José – SC. Também pode entrar em contato pelo telefone (48) 3343-0087, pelo site https://orionopolis.org.br/ ou pelas redes sociais :
Facebook: orionopolis.catarinense
Instagram: @orionopoliscatarinense
Youtube: Orionópolis Catarinense