Está localizado na Vila Aparecida, em Florianópolis. Tem por objetivo fortalecer o tecido social da comunidade e seus vínculos territoriais, buscando o desenvolvimento socioambiental; priorizando o trabalho com mulheres, crianças e adolescentes.
Diretrizes de atuação
Segurança Alimentar
Cozinha Comunitária Dona Hilda e Cozinha Solidária Ribeirão da Ilha: as cozinhas atuam na perspectiva da segurança alimentar de moradores da Vila Aparecida e pessoas em situação de rua da região continental de Florianópolis.
Horta comunitária: trabalha a Soberania Alimentar da comunidade promovendo espaços de plantio pela comunidade, onde as Cozinhas Comunitárias e moradores são OS beneficiados. O trabalho com compostagem dos resíduos orgânicos é outro foco neste projeto.
Protagonismo social por meio de programas, projetos e oficinas de formação continuada
Economia Solidária: atua na perspectiva de formação de grupos, organização, distribuição e consumo, procurando formas autossustentáveis de geração de trabalho e renda e relação de empreendedorismo solidário com a comunidade.
Panificação: a oficina oportuniza aprender a preparar e gerir a produção de diferentes tipos de pães, bolos, bolachas e biscoitos. Para isso, se utiliza do conhecimento de matérias-primas, equipamentos e ferramentas de panificação.
Corte e Costura: busca capacitar jovens e mulheres na arte de corte e costura, oportunizando não só a possibilidade de emprego, mas também de consertos de roupas para a família.
Crianças e Adolescentes: crianças e adolescentes são incentivados a terem outras formas de relação com o território, assim como oficinas de recreação e educação. Datas comemorativas ao público infanto-juvenil são promovidas, tais como: Dia das Crianças, Natal, Páscoa e outros.
– Servidão Nossa Senhora do Carmo, s/n – Vila Aparecida, Florianópolis
– Telefone: (48) 98452-5588
Oportunidade de geração de trabalho e renda e formação profissional.
Padaria Comunitária Dona Zezé: a padaria produz e comercializa o “Pão da Quebrada”. O pão se caracteriza por ser um produto vegano, integral e receita própria. O projeto introduz produto integral no cotidiano da comunidade. A comercialização do pão da quebrada fora do território da Vila Aparecida possibilita a comercialização subsidiada dentro da comunidade.
Cosméticos e Saboaria da Vila: os cosméticos são feitos a partir de matérias primas naturais e de origem vegetal. Há ainda, parcerias para desenvolvimento de embalagens biodegradáveis.
Ateliê Retalhos da Vila: o concerto e customização de roupas; produção de absorventes femininos, unem as mulheres da Vila Aparecida que atuam na produção desses itens e, auxiliam no desenvolvimento de uma relação mais sustentável com o meio ambiente.
Desenvolvimento Comunitário
Fórum de Entidades e Lideranças da Vila Aparecida: na construção do Desenvolvimento Comunitário, a comunidade da Vila Aparecida vem trabalhando para consolidar espaços legítimos de articulação, mobilização e organização.
A Ação Social Arquidiocesana é uma associação civil, sem fins lucrativos e econômicos, serviço da Arquidiocese de Florianópolis, filiada a Cáritas Brasileira. Desenvolve sua atuação nos trinta municípios que formam a Arquidiocese de Florianópolis.