É um fundo solidário permanente, composto pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada no Domingo de Ramos. O FAS visa apoiar projetos realizados pelas Ações Sociais Paroquiais, Movimentos Sociais, Grupos de Economia Solidária, Pastorais Sociais da Arquidiocese de Florianópolis.
Os Fundos de Solidariedade, mais do que mecanismos de financiamento de projetos, são instrumentos da economia comunitária a serviço do desenvolvimento local, visto que os projetos sociais devem cumprir um papel de fortalecimento das organizações locais, das dinâmicas geradoras do desenvolvimento local/comunitário, econômico e social.
A proposta partiu da Cáritas Brasileira e das Pastorais Sociais. Em 1998, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB aprovou a iniciativa, durante a sua 36ª Assembleia, determinando a seguinte distribuição dos recursos da coleta: 60% para compor os Fundos Diocesanos e 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade.
O Conselho de Análise dos Projetos é assim constituído: Ecônomo da Arquidiocese, Coordenação de Pastoral, Ação Social Arquidiocesana e indicados a critério do conselho. A Gestão Administrativa e Contábil é de responsabilidade da Ação Social Arquidiocesana.
Reconhecendo o poder transformador da solidariedade!
A Ação Social Arquidiocesana é uma associação civil, sem fins lucrativos e econômicos, serviço da Arquidiocese de Florianópolis, filiada a Cáritas Brasileira. Desenvolve sua atuação nos trinta municípios que formam a Arquidiocese de Florianópolis.