No dia 20 de julho, comemora-se o Dia do Amigo no Brasil e em alguns países da América Latina, como Argentina e Bolívia. Esta data destaca a relevância e a importância da amizade, um sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos em todo o mundo.
A Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 abordou o tema “Fraternidade e Amizade Social” e teve como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8). O objetivo principal foi despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os laços de amizade social para que, em Jesus Cristo, a paz se torne uma realidade entre todas as pessoas e povos.
O Papa Francisco ressalta: “Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça nossa vida em sociedade e nossa sobrevivência na Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perder de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas.”
Amizade que gera solidariedade
Um exemplo de como a amizade social pode gerar frutos de fraternidade e resgatar a dignidade humana é a relação entre Fernando Anísio, secretário executivo da ASA, e Daniel Paz dos Santos, fundador da Casa dos Amigos. Esta entidade acolhe homens com mais de 50 anos em situação de vulnerabilidade e de rua. Há sete anos, Daniel, que já foi morador de rua, decidiu transformar sua experiência em uma missão de vida para ajudar outras pessoas a recomeçar.
Com o apoio do Fernando, e da ASA, eles iniciaram a jornada para conseguir uma casa e os recursos necessários para a manutenção da obra. Um dos projetos que apoia a Casa dos Amigos, localizada em Antônio Carlos, é o Bazar Solidário que realizam periodicamente e cuja renda é totalmente revertida para as necessidades da entidade. Atualmente, a Casa abriga entre quinze e vinte pessoas que, além de morarem no local, também trabalham com marcenaria, artesanato e hortifrutigranjeiros.
Daniel destaca a importância de sua amizade com Fernando: “Essa parceria trouxe uma grande mudança não só para nossas vidas, mas também para a vida de muitas pessoas. Na partilha de nossos desafios e conquistas, percebemos que ninguém faz nada sozinho.”
Uma casa construída na amizade
Carmen Therezinha Cruz e Darcy Steil da Silva se conheceram em 2004, durante a construção da Casa Madre Teresa de Calcutá, em Itapema. Juntas, não apenas ergueram um prédio, mas também elevaram a dignidade de centenas de crianças e adolescentes da região. A Casa oferece oficinas de artesanato, culinária, judô, teclado, flauta, violão, coral, dança, corte de cabelo, além de atendimentos psicológicos, pediátricos e odontológicos.
Darcy fala sobre a importância da amizade entre as duas para a criação e manutenção dessa obra social: “A amizade entre nós foi fundamental na questão social, pois a verdadeira amizade gera confiança mútua. Seguimos os ensinamentos de Jesus e fomos ‘de duas em duas’, fortalecendo nossa amizade. Como disse Santa Teresa de Calcutá: ‘Temos que ir à procura das pessoas, porque podem ter fome de pão ou de amizade’.”
As histórias de Fernando e Daniel, Carmen e Darcy, exemplificam como a amizade pode transformar vidas e comunidades. No Dia do Amigo, somos convidados a refletir sobre a importância de cultivar relacionamentos genuínos e solidários, que não só enriquecem nossas vidas, mas também promovem um mundo mais justo e fraterno. Que possamos nos inspirar nessas histórias e renovar nosso compromisso com a amizade e a solidariedade, contribuindo para um futuro onde todos sejam verdadeiramente irmãos e irmãs.