Encontro de Comunicação discute comunicação popular e direito à comunicação nos 70 anos da Cáritas

Encontro de Comunicação discute comunicação popular e direito à comunicação nos 70 anos da Cáritas

“A comunicação quando nasce do Evangelho é um verdadeiro serviço à vida, que aproxima pessoas, cria pontes e desperta solidariedade”. A mensagem é do arcebispo de Aparecida-SP e presidente da Cáritas Brasileira, Dom Mário Antonio. Guiados por essa reflexão, comunicadores e comunicadoras do Secretariado nacional da Cáritas Brasileira, da Articulação Norte I, dos regionais Norte II, Norte III, Nordeste II, Nordeste III, Ceará, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além de secretários e colegiadas por interregional presentes, se reuniram nos últimos dias 29, 30 e 31 de julho, em Brasília, para o Encontro Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira. A Ação Social Arquidiocesana (ASA) esteve presente junto à Regional SC, com a assessora de comunicação, Andréa Letícia Bugs.

Com o tema Comunicação Popular e Direito à Comunicação: 70 anos da Cáritas tecendo narrativas de transformação, o evento discutiu temas muito caros à comunicação da rede Cáritas, como comunicação popular, comunicação indígena, posicionamento enquanto Cáritas em ano de eleições e a encíclica Magnifica Humanitas, primeira encíclica do Papa Leão XIV voltada à proteção da pessoa humana na era da Inteligência Artificial (IA).

Os diálogos se pautaram principalmente no compromisso da construção da comunicação da Cáritas Brasileira como estratégia sociotransformadora, formativa e de incidência política, contribuindo para a definição das diretrizes de comunicação para o Marco Referencial (2027–2036) e para o fortalecimento da rede no contexto dos 70 anos da Cáritas. 

Na abertura do Encontro Nacional de Comunicação, a diretora-executiva da Cáritas Brasileira, Valquíria Lima, comentou sobre a estratégia de comunicação para a rede, destacando que ela não é mera ferramenta de fomento, mas construção de narrativas e de seus impactos. Antes, reforçou o chamado da área de gestão à luz do fundador Dom Helder Camara: “Que possamos cultivar dentro de nós o chamado de Dom Helder não deixando cair a profecia”. Segundo ela, a comunicação, na Cáritas Brasileira, é guiada pelos verbos de “testemunhar” e “anunciar” o Evangelho. O jornalista Willian Bonfim,  da coordenação da assessoria de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convidou à reflexão sobre a comunicação que tem sido feita na Cáritas e na CNBB, sempre guiada com as pessoas no centro da pauta. “A comunidade se torna parte da comunicação e não só a fonte dela, sendo possível produzir com ela para isso. Não só trazendo a pauta, mas potencializando as vozes”, considerou.

Em consonância com as discussões levantadas tendo em vista o ano de eleições, foi lançada a campanha “Nosso voto é potente: participar é cuidar do presente e do futuro”, que contará com ações de conscientização da população destacando a importância do voto como direito que fortalece a democracia no processo eleitoral. Também participaram desse momento de intercâmbio territorial, de forma presencial e remota, com contribuições acadêmicas e partilhas vindas do campo da experiência: os professores José Carlos Fernandes (UFPR) e Danilo Borges, a assessora de comunicação da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), Verônica Pragana, o coordenador de comunicação da Cáritas América Latina e Caribe, Marcus Tullius, a diretora da Angola Comunicação, Catarina da Angola, o diretor de campanhas da Casa Galileia, Leon Souza, e a jornalista, mulher baré, integrante e gestora de projetos da Articulação Brasileira de Indígenas Jornalistas (Abrinjor), Adriã Galvão. 

O encontro foi permeado de momentos de reflexão, troca e compartilhamento, guiados por uma preocupação coletiva: comunicar de acordo com os princípios da Cáritas, respeitando as especificidades de públicos como indígenas, migrantes e quilombolas, e as diferentes realidades e olhares que os atravessam. O último momento do encontro foi marcado pela divisão de grupos de trabalho, para a construção dos apontamentos iniciais das diretrizes da comunicação para o Marco Referencial 2027-2036. 

Texto: Cáritas SC