A Ação Social Arquidiocesana (ASA) marcou presença no Seminário Regional das Pastorais Sociais da CNBB Sul 4, realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Lages. O evento contou com a participação do padre Antônio Madeira, secretário Executivo da CNBB Sul 4, e o assessor para a Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora, Frei Olavo Dotto,OFM, que conduziu os estudos e palestras.
No início do seminário, Juliana Kades, articuladora regional das Pastorais Sociais, e padre Antônio deram as boas-vindas aos participantes, destacando a importância da comunhão entre as Pastorais. Frei Olavo Dotto, OFM, iniciou o evento com uma análise de conjuntura global, brasileira e local.
O segundo dia começou com uma Celebração Eucarística presidida por Dom Guilherme Antônio Werlang, bispo da Diocese de Lages e referencial para a Ação Sociotransformadora no Regional. Em sua reflexão, Dom Guilherme destacou a sinceridade com que Jesus atendia a todos que o procuravam, contrapondo-a às intenções maliciosas de fariseus, herodianos, saduceus e sumos sacerdotes.
Ainda na manhã do segundo dia, Frei Olavo Dotto discutiu a Incidência Política na sociedade. Após essa assessoria, os participantes debateram as ações concretas realizadas em suas dioceses e pastorais, focando em iniciativas com Incidência Política ou nos espaços de controle social. No período da tarde, Frei Olavo abordou os desafios da incidência política, encantamento da política e eleições municipais.
Dom Guilherme convidou os membros das Pastorais para participarem do Sulão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e do encontro da Rede Eclesial Platina (REPLA), que ocorrerá em Lages nos dias 13 e 14 de agosto de 2024.
À noite, os participantes realizaram uma celebração em homenagem aos mártires que lutaram por justiça e igualdade, inspirando todos a continuar a busca por um mundo mais justo e fraterno.
O terceiro dia do seminário começou com uma Celebração Eucarística presidida por Frei Olavo. Durante a celebração da Solenidade dos Santos Pedro e Paulo Apóstolos, o religioso destacou a fragilidade humana representada pelos santos e como Jesus transformou essas fraquezas em forças para a Igreja. Ao final do encontro, Frei Olavo destaca: “ Precisamos encontrar, como Pastorais Sociais, o reencantamento pela política, que tem a essência de buscar o bem comum. E nossa ação pastoral deve semear também nas comunidades sementes de esperança de retomada da dignidade de todo ser humano, que é o que nos ensina a Doutrina social da Igreja”.
O Seminário Regional das Pastorais Sociais da CNBB Sul 4 reafirmou o compromisso das Pastorais com a justiça social e a transformação política, fortalecendo a comunhão entre suas ações e propósitos.
Representantes da Arquidiocese no Seminário.