Siga-nos

26ª Romaria da Terra e das Águas convida todas paróquias de SC para cuidar da Casa Comum

26ª Romaria da Terra e das Águas convida todas paróquias de SC para cuidar da Casa Comum

No domingo, 9 de junho, aproximadamente 3 mil peregrinos de dez dioceses de Santa Catarina participaram da 26ª Romaria da Terra e das Águas. O evento aconteceu no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos, com o tema “Peregrinos da Esperança no Cuidado da Casa Comum”. Paróquias, pastorais, movimentos eclesiais e sociais se reuniram para refletir sobre a importância da conversão ecológica, promovendo a dignidade humana e o respeito à Criação.


Durante a Santa Missa, presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, o arcebispo enfatizou que o encontro com Cristo deve inspirar o desejo de transformar o mundo em um lugar acolhedor: “Deus nos deu o Paraíso, e nossa missão é fazer deste mundo novamente o paraíso para a humanidade. E isso passa pelo cuidado com nosso planeta, nossa Casa Comum.”

Ao final da celebração, os bispos e representantes das dioceses de Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma e Tubarão receberam mudas de oliveira, simbolizando o compromisso de cada diocese em fomentar o cuidado com a Casa Comum.

Reflexões sobre a Ecologia
Após a Missa, duas palestras enriqueceram o evento. A primeira, ministrada por Telmo Vieira, professor e coordenador do Movimento Laudato Si em SC, abordou a Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco. A segunda, conduzida pelo professor e pesquisador Aloisius Carlos Lauth, destacou a vida e obra do padre Raulino Reitz, patrono da botânica catarinense e fundador do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Seus estudos sobre plantas, como as bromélias, foram de grande relevância para a comunidade científica.

Caminhada com a Cruz de Cedro
A tarde foi marcada pela tradicional caminhada e plantio da Cruz de Cedro, prática realizada desde a 1ª Romaria em 1986. Os peregrinos percorreram cerca de 2 km ao redor do CEAR, meditando nas estações da Via Sacra, unindo as dores de Cristo às dores humanas e da terra. No final da caminhada, a cruz foi plantada e abençoada por Dom Wilson. Em seguida, os participantes foram enviados para levar os ensinamentos do dia para suas comunidades.

Carta da 26ª Romaria
Após o evento, uma carta foi enviada em nome de todos os participantes ao povo de Santa Catarina, convidando-os a se unirem pela causa do cuidado da Casa Comum e a se solidarizarem com o povo do Rio Grande do Sul, afetado por uma tragédia climática no início de maio. Confira o conteúdo da carta abaixo.

Participação da ASA
Participaram da Romaria membros da equipe executiva e diretoria da ASA e muitos representantes das ações sociais e Pastorais Sociais da Arquidiocese. Segundo o secretário executivo da ASA, Fernando Anisio Batista, “a Romaria foi um momento forte de reflexão sobre os gritos que a terra tem dado, em relação à falta de cuidado que nós temos. A organização do evento foi muito boa, com muita partilha de sonhos por uma nova forma de relação com a mãe terra. Sendo a caminha com a via sacra ecológica um momento profundo de conversão ecológica“. Para toda equipe da ASA, a Romaria mostrou a necessidade da mudança de rumo na construção de uma ecologia integral, onde todos são parte da natureza executiva, a Romaria foi momento evento foi muito importante para a Arquidiocese, o local e as refeições foram ótimos e o grande momento foi o da caminhada, tão característico das Romarias da Terra e das Águas.

Para conferir outras fotos da 26ª Romaria da Terra e das Águas, confira nossa página no Flickr.

Acesse o Youtube da Arquidiocese e reveja a Santa Missa e os momentos formativos da Romaria.

#asafloripa 26Romaria #meioambiente