O 2º Fórum das Pastorais Sociais, promovido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), foi realizado na quinta-feira (04/07), no salão da Paróquia Bom Jesus de Nazaré, em Palhoça. O evento reuniu membros de diversas ações sociais paroquiais e pastorais sociais para discutir o tema “Atuação social da Igreja e Eleições 2024”.
Os participantes foram recebidos pelo pároco, padre Leandro Rech, que falou sobre a realidade social de Palhoça e o papel da igreja local. Ele também conduziu a oração e a bênção inicial.
Valsoni Celestino (Lico), da Diocese de Joinville, foi o palestrante do fórum. Ele abordou o fundamento bíblico da visão social da Igreja, com base em Mateus 25, 31-46, e destacou o papel dos cristãos frente às injustiças: “Os pequeninos são a imagem ferida de Deus. É nossa missão sarar essa ferida”, enfatizou.
Lico também ressaltou a importância de uma espiritualidade política que inclui ações caritativas ativas. Ele enfatizou a necessidade de participação em Conselhos de Direitos e instâncias governamentais para representar aqueles que não têm voz.
A respeito das eleições deste ano, o palestrante ressalta a necessidade de uma boa preparação para o cristão que almeja um cargo público: ” É preciso ter consciência que, ao se filiar em um partido político, estamos aderindo às propostas deste partido, e se for eleito, essas propostas falarão mais alto. Então há a necessidade de escolher um partido que esteja de acordo, ao menos em boa parte, daquilo que nós cremos e que faça parte da Doutrina Social da Igreja”. Outro alerta que Lico faz é o de manter o interesse público durante ação política, e não deixar ser “engolido” pelos interesses de poder, que acaba sendo muito comum nesse meio.
No final do fórum, a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança fez uma breve apresentação sobre seu histórico e atuação na região. Houve também sorteio de brindes entre os participantes, incluindo um exemplar do Compêndio da Doutrina Social da Igreja.
Confira o álbum de fotos do Fórum clicando aqui.