O Prêmio Dom Afonso Niehues, voltado para reconhecer a importância das Ações Sociais, Entidades e Pastorais Sociais da Arquidiocese de Florianópolis, premiou em 2023 o Lar Padre Antônio Luiz Dias, de Camboriú. A instituição, inaugurada em 1994, tem como missão oferecer um lar provisório para a recuperação e fortalecimento de idosos, até que estejam aptos a retornar ao convívio familiar.
A história por trás do nome
O nome do Lar homenageia um dos padres mais queridos de Camboriú, Padre Antônio Luiz Dias, que atuou como pároco na Paróquia Divino Espírito Santo entre 1939 e 1949. Conhecido como o “pai dos pobres”, Pe. Antônio Luiz era reconhecido por sua profunda compaixão e conhecimentos em medicina, a ponto de realizar atendimentos médicos gratuitos e até pequenas cirurgias em sua casa, que funcionava como uma espécie de hospital improvisado. Ele nunca cobrava pelos atendimentos, medicamentos ou sustento daqueles que tratava.
Estrutura e atendimento
Atualmente, o Lar Padre Antônio Luiz Dias cuida de 40 idosos, oferecendo hospedagem, alimentação, atendimento médico, fisioterapia e atividades culturais, como festas, passeios e piqueniques. Do total de vagas, 12 são conveniadas com a prefeitura de Camboriú, o que possibilita um atendimento mais amplo e diversificado.
Impacto do Prêmio Dom Afonso Niehues
Alessandra Pereira, assistente social da instituição, destacou a importância do reconhecimento: “Receber o Prêmio Dom Afonso foi uma grande satisfação e de uma importância incalculável, pois nossa instituição sobrevive de doações e projetos”. Com os recursos recebidos, o Lar conseguiu adquirir cadeiras de rodas e um aparelho de ultrassom, aprimorando o atendimento aos idosos. Além disso, a visibilidade proporcionada pela premiação impulsionou novos projetos, tanto culturais quanto de captação de recursos.
Inscrições abertas para a próxima edição do prêmio
Estão abertas as inscrições para o XI Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. As entidades interessadas devem ler o edital e enviar o formulário de inscrição, acompanhado de pelo menos cinco fotos que ilustrem suas ações, até o dia 30 de setembro. Também estão abertas as indicações para os homenageados desta edição, que concorrem em três categorias: Presbítero, Diácono ou Religioso; Voluntário; e Empresário.