
Nos dias 18 e 19 de outubro de 2024, a Pastoral do Povo de Rua realizou mais um encontro com os participantes do Programa Moradia Primeiro, além de contar com a presença de pessoas em situação de rua. O evento, que aconteceu na casa dos Escoteiros, na Lagoa do Peri, cedida pelo Colégio Catarinense, teve como objetivo fortalecer as iniciativas de acolhimento e construção de novas perspectivas para os participantes.
Na sexta-feira (18), o encontro contou com a participação especial da Promotora de Justiça, Ana Luisa Schlichting, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CDH), e da Analista em Serviço Social do Ministério Público de Santa Catarina, Daniele Manfrini. Ambas participaram de uma roda de conversa para discutir temas relacionados aos direitos humanos e ao impacto do Programa Moradia Primeiro na reinserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade.
No sábado (19), a programação foi voltada ao planejamento dos próximos passos para capacitação e formação dos atendidos. Novos projetos voltados à geração de renda e ao empreendedorismo foram discutidos, com a expectativa de ampliar oportunidades para os participantes.
Os encontros só foram possíveis graças ao apoio de parceiros, como o Padre Almir, coordenador da Casa de Apoio São José, que doou os alimentos, e a Promotora Ana Luísa, que ofereceu uma noite de pizzas, promovendo um ambiente de confraternização.
A pastoral agradeceu a todos os envolvidos na organização e nas doações, destacando a importância dessas parcerias para a continuidade e o fortalecimento das ações de apoio à população em situação de rua.
