Siga-nos

Representantes das Entidades e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis participam da 46ª Assembleia da ASA

Representantes das Entidades e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis participam da 46ª Assembleia da ASA

Na manhã do dia 28 de abril, sábado, na Paróquia São Marcos Evangelista, em Biguaçu, mais de 60 representantes das Entidades e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis estiveram reunidos para a 46ª Assembleia da ASA.

O encontro iniciou com a acolhida e meditação da Palavra de Deus realizada pelo Diácono Juarez Carlos Blanger, presidente interino da ASA. Ele enfatizou que a misericórdia divina deve impelir todos à caridade e que todos os presentes são Ação Social Arquidiocesana, não apenas paroquiais, por isso a importância de serem associados.

Seguindo o cronograma, Pe. Sérgio Geremia, coordenador diocesano da Pastoral do Migrante, apresentou o histórico dos trabalhos da Arquidiocese com a população migratória de outros países, apresentou os frutos a partir da abertura do Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI), que iniciou as atividades em fevereiro, em Florianópolis, e por fim, efetuou a leitura da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz de 2018, onde relata a necessidade de acolher, promover, proteger e integrar os imigrantes na sociedade.

Pe Sérgio ressaltou ainda que tem surgido alguns conflitos envolvendo os imigrantes, devido ao trabalho informal que eles tem realizado no comércio da capital do Estado. Sobre o caso, “sempre se tem uma solução quando se dialoga”, afirma. “É preciso favorecer a cultura do encontro”, complementa.

Outro destaque apresentado foi os resultados alcançados com a abertura da Casa de Apoio São José, destinada a acolhida de pacientes e familiares que vem de outras cidades para realizar tratamento médico no Hospital Regional de São José, mas não tem onde ficar durante o período de tratamento. De acordo com a assistente social da ASA, Marilu Teixeira, a Casa de Apoio tem se mantido com a ajuda de benfeitores e com o trabalho de voluntários. Porém, carece de recursos financeiros para manter despesas básicas como água, luz e telefone.

Após a apresentação destas conquistas, foi lida a Ata da Assembleia anterior, com destaque para a as graças alcançadas ao longo de 2017 e o início das ações do Projeto Rios. Também foi apresentado o balancete 2017 para aprovação dos associados.

Antes de encerrar a Assembleia, o secretário executivo da ASA, Fernando Batista, fez a leitura da mensagem do presidente da ASA, Diácono Djalma, que encontra-se afastado, devido as condições de saúde.

Outras ações

Foi apresentado a todos, a proposta de elaboração da Revista da ASA 2018, e realizado a entrega dos Certificados de Renovação de Entidade Membro da ASA às entidades que ainda não haviam recebido.

 Depoimentos

“Vendo a dimensão do que é feito dentro da ASA me trouxe uma felicidade muito grande. Vi o apoio da Igreja é muito importante e me alegra muito”.

(José Antonio Margarida, 49 anos, funcionário público, da Paróquia São Sebastião de Balneário Camboriú)

“Essa Assembleia expressa àquilo que ela deve realizar. É um novo tempo. E, em tempos e tempos nós precisamos encontrar e viver um novo caminhar na nossa vida. Na nossa vida paira todas as obras sociais que cada um de nós já temos dentro do nosso coração. Primeiro se vive no coração e depois se expressa. Assim, quando nos encontramos, nós olhamos o que cada um faz, nos ajudamos e, desta forma, todos vão aprendendo, deixando que cada Ação Social vá tomando a cara do povo de Deus que está aí precisando ser ajudado”.

(Diácono Juarez Carlos Blanger, presidente interino da ASA)

Confira a galeria de imagens do encontro.

Por José Allison Santos, assessor de imprensa da ASA