Siga-nos

Pastoral do Migrante da Arquidiocese participa de conferência em preparação para COMIGRAR

Pastoral do Migrante da Arquidiocese participa de conferência em preparação para COMIGRAR

A Diocese de Tubarão recebeu no último sábado, 16 de março, a conferência livre local preparatória para a 2ª COMIGRAR que acontecerá em junho deste ano em Foz do Iguaçu, Paraná. As conferências locais vêm para uma mobilização nacional entre diversos atores sociais, políticos e institucionais interessadas na temática da migração.

A conferência livre de Tubarão mobilizou os 6 eixos temáticos de trabalho da COMIGRAR: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos, Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente, enfrentamento a violação de direitos, governança e participação social, regularização migratória e documental e interculturalidade e diversidades.

Os eixos foram separados em salas e mediados por advogados especializados nas áreas específicas, a grande maioria dos quase 60 participantes eram de migrantes haitianos e venezuelanos que trouxeram suas experiências e dificuldades para buscar possíveis soluções e formular propostas a serem enviadas para a COMIGRAR nacional.

Esse é um momento de extrema importância para a causa migratória pois, é o primeiro espaço de escuta e solução frente ao governo federal nos últimos 4 anos. A conferência livre local de Tubarão foi organizada pela Cáritas Diocesana de Tubarão e contou com o apoio da Pastoral do Migrante – Missão Scalabrini e a Comissão de Direito imigratório e refúgio da OAB/SC.