O Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres (CIS) possui inúmeras parcerias que unidas formam uma grande rede de atuação. Um destes parceiros é o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO) que atua junto a famílias de pequenos agricultores da Grande Florianópolis para o desenvolvimento da agricultura familiar e sustentável.
Além do assessoramento das famílias acompanhadas pela CEPAGRO, que inclui oficinas de compostagem e manejo de diversas culturas, é realizada a compra e destinação dos produtos produzidos nas propriedades. Isto beneficia tanto os pequenos produtos quanto os locais para onde são destinados esses alimentos.
Um dos locais beneficiados com os produtos vindos deste projeto é a Cozinha Comunitária Dona Hilda e Cozinha Solidária do Ribeirão da Ilha, que tem sede no CIS. Parte das verduras, legumes e temperos usados na produção das marmitas vem da propriedade de pequenos produtores da Grande Florianópolis. Na última terça-feira, 08 de março, o Coordenador de Projetos da ASA, Luciano Leite, foi buscar os produtos que foram produzidos na Aldeia Tekoa Porã, em Biguaçu.
O incentivo a agricultura familiar e a garantia de uma destinação para os alimentos produzidos beneficia ambas as partes, as famílias produtoras e também garante a segurança alimentar das pessoas que consomem estes alimentos.
Conheça os trabalhos realizados pelo CIS Santa Dulce: https://www.instagram.com/cissantadulce/
Quer saber mais sobre as ações realizadas pela CEPAGRO, acesse: https://cepagro.org.br/