Texto: Associação Scalabrini a Serviço dos Migrantes
Na última quarta-feira, 28 de março, foi inaugurado em Florianópolis Brechó Beneficente Scalabrini. Bazar permanente que abre as portas como uma vertente própria visando o financiamento das atividades da Missão Scalabrini. A inauguração contou com a presença do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Onécimo Alberton, o coordenador da Missão Scalabrini, Pe. Gabriel Battistella, cs, diversos voluntários, funcionários e apoiadores da causa.
O brechó servirá como braço de apoio da ação emergencial da Pastoral do Migrante e do Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante (ESAM) com o projeto “Vale Vestuário” onde famílias migrantes em situação de vulnerabilidade social cadastradas receberão o suporte vestuário podendo ter a autonomia da escolha/compra de suas roupas!
“O migrante quando deixa a sua Pátria traz em modo material apenas o que consegue carregar consigo, traz o que é mais importante, e o mais importante para um migrante são seus documentos. Assim em sua bagagem geralmente se encontram apenas documentação, lembranças afetivas e poucas mudas de roupas. O que dificulta mais tarde em uma boa apresentação nas entrevistas de emprego ou até mesmo na procura por aluguel. Por isso o brechó veio com a finalidade de trazer de volta a dignidade da pessoa, possibilitando que ela escolha roupas bonitas e limpas e possa assim se apresentar de modo digno” afirma o coordenador Pe. Gabriel Battistella, cs.
O direito ao poder de compra é mais uma iniciativa para fortalecer e estruturar o atendimento humanizado realizado pela Missão Scalabrini, além de aprimorar os serviços oferecidos pelo ESAM.
Dom Onécimo que esteve presente abençoando o projeto relatou “nesse tempo de quaresma, esse ambiente e todo trabalho prestado pela pastoral do migrante se volta àquilo que o próprio Jesus nos ensina – “Eu era estrangeiro e vocês me acolheram”; fazemos este trabalho pois vemos no irmão migrante o próprio Jesus. Esse nosso olhar de fé direciona nosso coração para edificar toda obra de caridade…. Possibilita a realização de sonhos.”
O brechó está aberto segunda, quarta e sexta das 09h às 19h, e o público poderá encontrar artigos novos e seminovos. As pessoas que desejarem contribuir com a missão doando peças de roupas, sapatos e acessórios diretamente no brechó, no ESAM ou ainda fazendo uma contribuição no nosso PIX: CNPJ 09.656.530/0004-00
Brechó Scalabrini – Rua Menino Deus, 105 – Centro, Florianópolis/SC
Escritório Scalabrini de Atenção ao Migrante (ESAM) – Rua Treze de maio, 62 – Prainha, Florianópolis/SC