Fórum das Pastorais Sociais fala sobre Esperança e Ecologia Integral

Fórum das Pastorais Sociais fala sobre Esperança e Ecologia Integral

Mais de 25 entidades participaram do 1º Fórum das Pastorais Sociais de 2025, realizado na Fazenda da Esperança – Porta Aberta, na quinta-feira (20). O evento foi promovido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA) e teve como foco a troca de experiências e o fortalecimento das ações sociais e pastorais.

A abertura do encontro foi conduzida pelo secretário executivo da ASA, Fernando Anísio Batista, que refletiu sobre o Jubileu da Esperança, a ser celebrado ao longo deste ano. Em seguida, os participantes discutiram formas concretas de vivenciar as propostas da Campanha da Fraternidade 2025 cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”.  

A professora Hélia Alice dos Santos, coordenadora da iniciativa Pró-Criar, Reciclar, Educar e Preservar (Pró-CREP), apresentou projetos voltados à conscientização ambiental, geração de renda e promoção humana da comunidade da Praia da Pinheira, em Palhoça. Em sua fala, destacou a necessidade urgente de mudanças de comportamento para uma maior responsabilidade ambiental. “Já não estamos vivendo um período de mudanças climáticas, e sim de crise climática. O planeta já está no limite”, alertou.  

Entre as sugestões apresentadas, Hélia enfatizou a importância da “cultura do desapego”, incentivando as pessoas a manterem em casa apenas o necessário e destinarem itens não utilizados a quem mais precisa. Um exemplo dessa prática é a “Loja do Cacareco”, iniciativa da Pró-CREP, que promove a reutilização de materiais gerando impacto social e ambiental positivo.  

No encerramento do Fórum, Fernando apresentou o calendário da ASA e Cáritas Catarinense do primeiro semestre para as entidades presentes. Entre os destaques estão a Oficina do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), marcada para o dia 5 de abril, e as peregrinações do Jubileu, que estarão sob a responsabilidade da ASA. Entre elas, o Jubileu dos Governantes e Políticos, em março, e o Jubileu das Pastorais e Ações Sociais, em agosto.