A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem recepcionou o Encontro das Lideranças da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Florianópolis no sábado, 26 de outubro . O evento reuniu cerca de 50 participantes em uma jornada de fortalecimento espiritual e de renovação dos compromissos da missão pastoral, além de abordar temas atuais com dinamismo e interação.
A coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Criança, Salete de Oliveira Luciano, ressaltou a importância desse encontro: “Foi um momento de fortalecimento da espiritualidade e da missão da pastoral, com temas apresentados de forma dinâmica e envolvente por convidados muito especiais”.
Fernando Anísio Batista, secretário executivo da Ação Social Arquidiocesana (ASA), também marcou presença e trouxe reflexões sobre o Jubileu da Esperança de 2025 e a importância da rede ASA para fortalecer as ações solidárias: “Unidos em rede somos mais fortes. Em 2025 o Papa Francisco convoca-nos a viver a esperança.”
As palestras abordaram temas essenciais para o trabalho das lideranças. Frei Alexandre Ferreira de Moraes, pároco e referência espiritual para a pastoral iniciou as reflexões com “Qual é a minha missão?”, recordando a centralidade de Cristo na caminhada pastoral. Hosana Aparecida Franca, líder e capacitadora da Pastoral da Criança trouxe os “Desafios da Missão” e abordou o espírito de comunidade para superar obstáculos. Fernando reforçou a importância da Rede ASA e do Jubileu da Esperança como convite à união e renovação.
O evento também contou com a presença de Recicleide, personagem interpretada por Karina Signori, educadora ambiental, que também ministrou a palestra “Reciclagem da Vida”, destacando a preservação ambiental e o papel do cuidado com a natureza no bem-estar humano, enquanto Merlina Saudade, psicóloga e voluntária da Pastoral enfatizou o poder da “Escuta” como um gesto essencial para servir com sabedoria. O Diácono Roberto Guilherme da Costa, Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Ingleses encerrou o encontro com o momento de “Mística e Envio”, lembrando o chamado missionário de cada um “pés ungidos, mãos que abençoam e alma missionária. Cada casa, cada família, cada criança é um território santo.”
Com um ambiente de oração, reflexão e integração, o encontro proporcionou renovação espiritual e uma visão mais ampla do compromisso com a vida e a missão da Pastoral da Criança, inspirando os participantes a seguir em frente com ânimo e fé.