No sábado (09/06), o coordenador do Centro de Referência ao Imigrante, Luciano Leite, se reuniu com alguns representantes da Associação dos Haitianos, de Criciúma. A reunião foi realizada num shopping da cidade, pois eles não têm sede para reuniões.
Na reunião o CRAI/SC apresentou como se dá o seu funcionamento e as formas que pode auxiliar os imigrantes através de seus trabalhos. Os representantes da associação dos haitianos também apresentaram suas demandas e juntos levantaram dados para o encaminhamento dos trabalhos; um deles, foi o agendamento de uma reunião com todos os imigrantes que a Associação atende, para que unidos possam enfrentar as dificuldades que encontram no município.
O coordenador do CRAI/SC destacou que existe um grande número de haitianos na cidade de Criciúma, segundo dados da associação local são mais de 3 mil e também tem muitos imigrantes de outras nacionalidades africanas.
Para Leite, “esta reunião nos permitiu conhecer um pouco da realidade dos imigrantes da cidade de Criciúma, apresentar a eles o Centro de Referência à serviço, no sentido de realizar parcerias entre a Associação local e o CRAI/SC”.
Olga Oliveira
Jornalista – Assessora de Imprensa da ASA