O presidente da Ação Social Arquidiocesana (ASA), diácono Francisco Carlos de Souza, e o coordenador da Casa de Apoio São José, padre Almir José de Ramos, participaram da cerimônia de entrega dos recursos dos projetos aprovados pela Central de Penas e Medidas Alternativas do Fórum de São José, durante reunião no Fórum na sexta-feira (6/9).
A Casa de Apoio São José mantém uma parceria sólida com a Central de Penas e Medidas Alternativas, coordenada pelo próprio padre Almir no Hospital Regional de São José. A parceria possibilita que pessoas encaminhadas pelo Fórum para prestação de serviços comunitários cumpram suas penas na instituição. Atualmente, quatro pessoas realizam esse trabalho na Casa de Apoio.
O processo de colaboração envolve o acompanhamento dessas pessoas, desde a prestação dos serviços até a resolução de suas situações jurídicas. Ao final, são realizados relatórios que são encaminhados ao Fórum, que supervisiona todo o procedimento. A equipe da Central de Penas também faz visitas periódicas à Casa para acompanhar o andamento dos serviços.
A Casa de Apoio já foi contemplada anteriormente com uma verba que permitiu a instalação de energia solar e a compra de beliches. Agora, com a aprovação de novos recursos, mais dois projetos da instituição poderão ser executados, fortalecendo ainda mais a sua atuação na comunidade.