Matéria e foto: Olga Oliveira
A Ação Social Arquidiocesana, ASA, foi contemplada pelo edital da Federação de Basquete de Santa Catarina com o projeto “Empoderar para Crescer: Mulheres empreendedoras nas ações sociais”, que tem como objetivo “promover o empoderamento das mulheres por meio do apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino. O objetivo do projeto é criar um ambiente propício para que as mulheres possam gerar renda, fortalecer sua participação na economia e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
Foram convidados cinco grupos ligados a rede ASA para está primeira turma. O primeiro encontro foi realizado na última terça-feira, 12 de março, na Cúria Metropolitana. No centro de Florianópolis, estiveram presentes cerca de 20 mulheres e representantes da ASA. Na abertura, o secretário executivo da ASA, Fernando Batista, falou sobre os trabalhos da ASA e sobre a importância deste projeto para retornar as atividades de formação no campo da Economia Solidária.
Para a coordenadora do Projeto Buscando Oportunidades, Maria de Lurdes Santos, do bairro Costeira, em Florianópolis, “o encontro foi uma injeção que todas precisavam. Foi um renovar do ânimo, companheirismo, saber que podemos caminhar de mãos dadas, enraizadas. É a ASA sendo o tronco e todos nós participantes os ramos. E a gente ali ramificando para vários pontos porque eram mulheres de vários locais, de entidades do norte e do sul e ali a gente vai crescendo junto. Então, eu avalio de uma forma amorosa, de uma forma que dá colo para nós podermos ramificar nas comunidades, também com as mulheres das nossas bases”
O encontro contou a assessoria de Katya Lichtnow, facilitadora e Gestora de projetos de impacto, ela destacou “o primeiro encontro me surpreendeu com o perfil empreendedor dos times selecionados, todas com bastante vontade de aprender e ensinar. Sem dúvidas esse projeto vai contribuir muito para expandir as possibilidades de atuação das ações sociais em seus territórios. A força das mulheres é algo fundamental para o bem do coletivo social”.
O projeto terá cinco encontros, sendo três realizados nas bases dos grupos/ações sociais das mulheres participantes. Estão participando do projeto os seguintes grupos:
- Ação Social Santíssima Trindade – Florianópolis
- Associação de Mulheres – Monte Cristo – Florianópolis
- Ação Social de Barreiros – São José
- CIS Santa Dulce dos Pobres – Vila Aparecida – Florianópolis
- Buscando Oportunidades – Costeira – Florianópolis
Os encontros terão como base o conteúdo abaixo e temas transversais como a temática dos resíduos têxteis e outros.
- Empreendedorismo feminino e a arte de empreender.
- Produção de Produtos Sustentáveis e vendas estratégicas.
- Criatividade produtiva
- Empreender com parcerias
- Mão na Massa
- Comunicar para empreender
- Sustentabilidade financeira
- Ações Sociais Sustentáveis
O próximo encontro acontecerá no dia 18 de março na Ação Social de Barreiros, em São José.