A Jornada Mundial dos Pobres é uma iniciativa concreta do Papa Francisco para toda a Igreja e para todas as pessoas comprometidas com o bem comum e a justiça social. Essa iniciativa é animada e coordenada pela Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira. Com o lema “Não amemos com palavras, mas com obras”, a inciativa e teve sua primeira edição em novembro de 2017.
A fim de avaliar e recolher sugestões para a Jornada Mundial dos Pobres de 2018, em consonância com a celebração no Brasil do ano do Laicato, abrimos uma consulta pública para que todas as dioceses, paróquias, comunidades, entidades, grupos de pastoral, ou mesmo pessoas individualmente possam colaborar avaliando as ações e iniciativas realizadas e também sugerindo caminhos novos para a animação da Semana da Solidariedade – Jornada Mundial dos Pobres em novembro de 2018.O ideal é que as respostas para as 10 perguntas do questionário expressem o melhor possível uma síntese da avaliação comunitária, paroquial, diocesana, pastoral, do movimento, congregação, entidade e/ou organismo. Caso isso não seja, a resposta pode refletir uma síntese pessoal.
Esperamos que sua avaliação, propostas ou sugestões nos ajudem a fazer da Jornada Mundial dos Pobres um momento concreto de Defesa Integral da Vida e da Justiça Social.
As colaborações podem ser enviadas até o dia 1 de fevereiro de 2018.
Acesse o questionário para a avaliação AQUI
O Menino da manjedoura alimente sempre em nós a Solidariedade Incondicional, que vem da certeza que ele é o Emanuel, Deus Conosco!