Ação Social de Barreiros: um farol na promoção da educação e da dignidade humana

Ação Social de Barreiros: um farol na promoção da educação e da dignidade humana

A comunidade do bairro Barreiros, em São José, conta com o apoio de uma entidade que, há 64 anos, promove educação, igualdade social e dignidade humana. Em parceira da Ação Social Arquidiocesana (ASA), a Ação Social de Barreiros (ASB) tem desempenhado um papel fundamental na transformação da realidade local.

A ASB foi fundada em 11 de fevereiro de 1961 pelo Pe. Justino Corstjens, recém-empossado como pároco da Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria. Seu objetivo era formar e desenvolver a população local. Inicialmente, as atividades começaram com a criação de uma creche, que atendia crianças em situação de vulnerabilidade social na comunidade e em áreas periféricas. Essa foi a primeira iniciativa do tipo na região. Durante a primeira década, a instituição focou na educação infantil e no suporte às mães, oferecendo um local seguro para que pudessem trabalhar e melhorar sua renda familiar.

Com o tempo, a Ação Social expandiu seus serviços, desenvolvendo ações e projetos voltados para a promoção humana, justiça e igualdade social, sem discriminação. A entidade colabora com a integração das pastorais, movimentos sociais e religiosos das comunidades atendidas, estabelece parcerias com o poder público e a iniciativa privada para alcançar seus objetivos e incentiva a formação de grupos voluntários focados em capacitação profissional, inclusão social, integração e atendimento à terceira idade.

Atualmente, a entidade atua nas seguintes frentes:

Educação

A educação, primeira inspiração do Pe. Justino para a criação da ASB, continua sendo um pilar da instituição. Atualmente, mais de 240 crianças são atendidas em seus dois Centros de Educação Infantil (CEI):

  • CEI Nossa Senhora de Lourdes

Localizado na mesma sede da ASB, o Centro de Educação Infantil Nossa Senhora de Lourdes foi fundado em 1961, em um terreno cedido pela Mitra. Atualmente, atende 113 crianças de 2 a 6 anos.

  • CEI Anjo da Guarda

Situado no bairro Ipiranga (Comunidade Pedregal), em São José-SC, o CEI Anjo da Guarda atende 128 crianças de 1 a 6 anos. A administração da unidade passou para a ASB em 1998, a pedido da comunidade local.

Além do ensino, há uma preocupação em assistir as famílias dos alunos, garantindo os direitos fundamentais das pessoas atendidas: crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

Com o aprimoramento das atividades sociais e a capacitação de sua equipe, a ASB intensificou não apenas a formação das crianças, mas também a inclusão de alimentação de qualidade e o incentivo ao desenvolvimento social, cultural e profissional, promovendo o bem-estar dos pequenos e de suas famílias.

Assistência Social

  • SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O atendimento começou em 1998, com as Irmãs Salesianas, voltado ao reforço escolar e financiado com recursos próprios e parceria com a Prefeitura de São José. Em 2006, surgiu o projeto de fortalecimento de vínculos, integrando a rede de programas de proteção a crianças e adolescentes. Trata-se de um projeto de contraturno escolar que busca reduzir situações de risco e prevenir a exclusão social. Atualmente, o projeto atende 100 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, oferecendo diversas oficinas, alimentação e terapias.

  • Grupos da Terceira Idade

Os grupos da terceira idade vinculados à ASB têm o objetivo de proporcionar um espaço de convivência para idosos, promovendo reflexões sobre envelhecimento ativo e saudável, além de estimular a busca por qualidade de vida. As atividades incluem rodas de conversa, trocas de experiências, passeios, atividades físicas, palestras, eventos comemorativos, entre outras. Esses encontros incentivam a autonomia e a socialização, prevenindo o isolamento e tornando os idosos mais participativos na sociedade. Atualmente, a ASB mantém quatro grupos ativos.

  • Grupo de Costura e Bazar

O grupo de costura é formado por voluntárias que produzem fraldas geriátricas e infantis, além de enxovais para gestantes em situação de vulnerabilidade atendidas pela ASB. Também são responsáveis pela recuperação de roupas doadas a pessoas em situação de rua. O bazar beneficente, por sua vez, arrecada fundos para a manutenção das creches por meio da venda de roupas e objetos usados em bom estado. Ele funciona junto à sede da ASB, com acesso pela Rua Pedro Bunn, bairro Barreiros. 

Atualmente, a ASB mantém parcerias com a Prefeitura Municipal de São José nas áreas de Educação e Assistência Social, além do Mesa Brasil – SESC, que fornece alimentação complementar e de qualidade às crianças do CEI Anjo da Guarda.

Projetos

Além das oficinas, a ASB desenvolve projetos voltados ao crescimento e desenvolvimento das pessoas atendidas. Alguns projetos surgem da participação em oficinas, enquanto outros são criados para promover desenvolvimento, interação e multidisciplinaridade no ensino e na orientação.

Entre os projetos desenvolvidos pela ASB, destacam-se:

  • Coral
  • Terapias
  • Horta Social
  • Grupos da Terceira Idade

Para quem quiser colaborar com a Ação Social de Barreiros, seja através de doações ou de serviço voluntário, pode entrar em contato com a instituição através do telefone (48) 3246-8600, ou visitar o site https://asb.org.br/  e o perfil no Instagram @asbdebarreiros.