Siga-nos

Projeto amplia oportunidades de qualificação profissional em comunidades vulneráveis

Projeto amplia oportunidades de qualificação profissional em comunidades vulneráveis

A Arquidiocese de Florianópolis, por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA), organizou a realização dos cursos do projeto Capacita em Rede, beneficiando diretamente comunidades em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram oferecidos 23 cursos em 10 paróquias, contemplando 499 inscritos em Florianópolis, São José e Palhoça. Foram oferecidos os seguintes cursos: Eletricista Predial de Baixa Tensão, Manicure e Pedicure, Informática Básica, Introdução ao Marketing Digital, Assistente Administrativo, Cuidador de Idoso, Padeiro Básico, Produção de Alimentos Doces e Salgados, Horta Comunitária, Maquiagem, Costureiro (a) Básico, Balconista de Farmácia e Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem. Todos com inscrições gratuitas.


Rita Zanini, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Casa Escola, em Palhoça, destacou a importância de proporcionar oportunidades de qualificação profissional para quase 80 pessoas da comunidade. “É uma bênção ver a satisfação dos alunos ao saberem que os cursos são totalmente gratuitos. Em nome das nossas comunidades, expressamos nossa gratidão ao projeto Capacitas e à ASA”, disse Rita.


Segundo Fernando Anísio Batista, Secretário Executivo da ASA, o projeto não só fortaleceu o trabalho social das paróquias, mas também ampliou o alcance das ações sociais já realizadas pela arquidiocese, oferecendo formação e qualificação profissional. Em alguns cursos, a demanda superou o número de vagas, e o IFSC indicou a possibilidade de uma repescagem para abrir novas turmas na Arquidiocese.


O projeto Capacita em Rede é uma iniciativa do governo federal, executada pelo IFSULDEMINAS e fomentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Confira fotos dos cursos em nosso álbum no Flickr.