Siga-nos

Projeto 10 Milhões de Estrelas 2018

Projeto 10 Milhões de Estrelas 2018

O projeto

10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano, como gesto concreto e coletivo, na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida.

Proposta 2018

Motivados pela Campanha da Fraternidade, que este ano trouxe o tema Fraternidade e a Superação da Violência, e o lema Vós sois todos irmãos (Mt 23,8), o Projeto 10 Milhões de Estrelas vai continuar tendo a paz como tema central.

Proposta Ecumênica

A proposta deste ano do 10 Milhões de Estrelas é ecumênica. O Secretariado Nacional por meio do Comitê de Sustentabilidade e do Comitê de Comunicação estabeleceu parceira com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

Proposta Ecumênica

Neste sentido, a proposta é oferecer encontros com conteúdos sobre temáticas que fortalecem a cultura de paz para assim superar a violência.

Materiais para mobilização

A equipe nacional em parceria com o CONIC e com a Rede Marista do DF, também parceira no Projeto, estão produzindo os seguintes materiais:

  • Oração
  • Celebração Ecumênica de Abertura
  • Quatro propostas de encontros que vão refletir sobre os temas: Crianças, adolescente e jovens;  diversidade religiosa; equidade entre homens e mulheres; solidariedade com os desamparados.
  • Celebração Ecumênica pelo NatalA linguagem visual e a metodologia para as celebrações e encontros vão destacar elementos que dialogam com todas as Igrejas do CONIC, para assim garantir a dimensão ecumênica que estamos assumindo coletivamente. Neste sentido, os quatro encontros vão trazer a proposta de que a cada dia se acenda uma vela da Coroa do Advento.

    Divulgação e mídias

  • Como estratégia de comunicação, a proposta é que o Secretariado Nacional e os regionais articulem um Ato Público (Celebração Ecumênica de Abertura) para mobilizar as pessoas e promover o engajamento da Rede Cáritas, dos parceiros e de toda sociedade.
  • Em Brasília, este ato está agendado para o dia 28 de novembro, semana que antecede o início do Advento.A proposta é realizar esta abertura na área externo do Museu da República, unir as pessoas e, no gesto simbólico que marca o Projeto, acender as velas pela paz.
  • Outro momento público estratégico, pode ser a Celebração Ecumênica pelo Natal, em Brasília, o plano é realizar essa celebração em uma das Igrejas do CONIC, no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de Dezembro). Pensamos que este é um mote interessante para unirmos à nossa ação ecumênica.Para uma comunicação que promova a mobilização social desejada é preciso que os regionais e referencias de comunicação locais procurem registrar com fotos, vídeos e textos, momentos celebrativos com as velas, relatos de experiências de iniciativas pela paz motivadas pelo projeto, etc. Caso já existam registos das ações de 2017 essas informações podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]Neste processo de construção coletiva esperamos que o projeto favoreça a sensibilização das consciências a respeito das questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz. Em 2018  contamos com você e com seu regional, para que essa constelação solidária, aqui no Brasil, acenda milhares de velas pela paz.

    Nova identidade Visual

    Para favorecer a parceria com o Conic, foi necessária a alteração da identidade visual do Projeto 10 Milhões de Estrelas.

    Após reuniões com representantes do Conic em que sugeriram uma arte que contemplasse as Igrejas envolvidas chegou-se ao seguinte conceito:

    Slogan

    Vamos juntos a Belém seguindo a Estrela da Justiça e da Paz (propostas de encontros que já eram realizados pelo Conic)

    Logo

 

 

 

 

 

 

 

 

          Vela

 

 

          Aplicação

Material finalizado

Finalizar até o final de julho, para serem apresentados e entregues durante a reunião do Conselho Nacional em Agosto.

Tudo será disponibilizado em arquivo PDF e JPEG para uma ampla distribuição pelos meios online e redes sociais (e-mails, whatsapp, face etc).

 

Fonte: Cáritas