As Pastorais Sociais da CNBB Sul 4 se reuniram no formato online na quarta-feira (22/05) para o Fórum Regional das Pastorais Sociais. Assuntos como a Romaria da Terra e das Águas e a tragédia ambiental no Rio Grande do Sul foram tratados no encontro.
A reunião foi conduzida pelo padre Vilson Groh, conhecido por seu trabalho com a Romaria da Terra, desde os seus primórdios, o sacerdote fez uma retrospectiva da influência deste evento nas políticas públicas e na resistência desde o período do regime militar. Ele transmitiu uma mensagem de esperança, luta e muitas vitórias, destacando a importância da Romaria da Terra e das Águas na mobilização social e na conscientização política.
Gelson Nezi, membro da Cáritas SC, abordou o desastre ocorrido no Rio Grande do Sul e a solidariedade demonstrada por Santa Catarina e enfatizou a importância da gestão de riscos e da resiliência territorial. Ele destacou as adaptações necessárias nas comunidades para enfrentar esses desafios.
Para Simone de Jesus, assistente social da ASA e uma das participantes do Fórum, “o Fórum foi um momento incrível de troca de experiências e partilha, envolvendo todos os participantes e reforçando a importância da união e da solidariedade em tempos de crise”.