Siga-nos

Oficina de elaboração de projetos do FAS reúne entidades sociais

Oficina de elaboração de projetos do FAS reúne entidades sociais

Cerca de 50 representantes de entidades, pastorais e ações sociais da Arquidiocese de Florianópolis estiveram presentes na Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu, para formação em captação de recursos para execução de projetos

O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade realizou mais uma edição da oficina de elaboração de projetos que tem o objetivo de capacitar as entidades sociais para a captação de recursos. A participação do evento é obrigatória para as entidades que desejam acessar os recursos disponibilizados pelo FAS através da Coleta da Solidariedade. Nesta edição a assessoria foi realizada por Katya Lichtnow, líder facilitadora da empresa Germinar, e Gisele Bueno, Coordenadora de Inovação Social na empresa Incentiv.

A oficina foi dividida em 3 partes: 1) formação sobre os impactos gerados pelos projetos realizados; 2) como elaborar projetos para captação de recursos; 3) workshop de elaboração de projetos. Na primeira parte Katya apresentou aos participantes a importância da geração de impactos na execução dos projetos realizados pelas entidades sociais. Ela explica que “nossos projetos devem transformar a realidade das pessoas que atendemos, é preciso muito mais do que distribuir comida, roupas, etc, é necessário dar possibilidades para que essas pessoas cresçam e se tornem independentes”. Também foram apresentadas formas de engajamento de voluntários e colaboradores para a execução dos projetos.

Na segunda fase do encontro aconteceu a formação técnica de elaboração de projetos. A assessora Gisele realizou está formação e apresentou o passo a passo de como criar um projeto completo para a inscrição nos editais abertos. Para finalizar a oficina foi realizado um workshop. Os participantes foram divididos em grupos e receberam o desafio de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o dia. Posteriormente cada grupo realizou uma apresentação e os demais participantes auxiliaram na avalição dos projetos.

Confira as fotos: Álbum Flickr – Oficina de elaboração de projetos do FAS/2024

A abertura do edital do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade 2024 vai acontecer no dia 04 de maio, a partir das 12h, no site da Ação Social Arquidiocesana: www.asafloripa.org.br. As entidades que desejarem submeter projetos deverão preencher todos os pré-requisitos presentes no edital e enviar os documentos necessários até  14 de junho. Para mais informações entre em contato (48) 9.9609-5975.