Siga-nos

Haitianos concluem curso de capacitação em Hamburgeria

Haitianos concluem curso de capacitação em Hamburgeria

A Ação Social Nossa Senhora dos Navegantes, da Paróquia Santo Antônio de Itapema, promoveu em parceria com a Associação dos Haitianos e a Igreja Luterana um curso de capacitação em Hamburgueria. Se inscreveram 29 haitianos, sendo que destes, 27 concluíram o curso. Conversamos com a coordenadora da Ação Social, Nilce Aparecida da Cunha Oliveira, que nos contou sobre como surgiu esta iniciativa:

“A ideia dos cursos de capacitação surgiu a partir de um projeto que fizemos para o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) para equipar a cozinha da associação. Com a compra dos equipamentos vimos que era hora de começar os cursos para os jovens e adultos que passam por períodos de vulnerabilidade social, pelo desemprego, entre outros. Foi então que percebermos a realidade dos haitianos e vimos que era importante realizar um curso de capacitação para eles.  Então formatamos um curso de qualificação em Hamburgueria”. Acrescentou, que como seria impossível arcar com todos os custos buscaram parcerias com a Associação dos Haitianos que entrou com o transporte dos participantes, e com a Igreja Luterana, que tem representantes na associação, que entrou com o pagamento do professor. A associação entrou com o espaço e os ingredientes para confecção dos hamburguês.

Ela também nos falou que todos os participantes receberam um kit que continha uma sacola, caneta, receitas e um avental. Ao perguntarmos sobre a avaliação do curso, Nilce nos relatou que foi muito positiva e ressaltou que a alegria dos formandos no curso de capacitação em hamburgueria era visível e disse ainda que foi unanime a avaliação positiva da iniciativa.

Os organizadores do curso também providenciaram dois tradutores, pois, alguns dos participantes ainda não tem o domínio da língua portuguesa, para que todos tivessem 100% de aproveitamento do curso. A Ação Social Nossa Senhora dos Navegantes pretende realizar outros cursos culinários no segundo semestre.

Para o coordenador executivo do FAS, Luciano Leite, saber que a realização deste curso foi possível, inicialmente porque a associação aprovou um projeto, foi uma resposta muito positiva para o fundo, e parabeniza a Ação Social Nossa Senhora dos Navegantes pelas parcerias que buscou e por toda organização do curso. Disse ainda, que para o Centro de Referência de atendimento ao Imigrante (CRAI), administrado pela ASA, o curso foi de grande valia, pois, parcerias de sucesso como esta, fazem a diferença na vida dos participantes.

O Papa Francisco, numa audiência para um grupo de gestores sociais, em maio deste ano, disse que “promover o desenvolvimento humano integral requer diálogo e envolvimento nas necessidades e aspirações das pessoas; requer escuta dos pobres e respostas a situações concretas. Isso requer animar as comunidades e a suas relações com o mundo dos negócios; criar meios para unir recursos e pessoas, onde os pobres sejam protagonistas e beneficiários”, a Ação Social Nossa Senhora dos Navegantes vem transformando estas palavras do Santo Padre em obras concretas.

Clique aqui e veja as fotos.

 

Olga Oliveira

Jornalista – (004257)

Assessora de Imprensa – Ação Social Arquidiocesana