Siga-nos

Fórum Arquidiocesano das Pastorais e Entidades Sociais refletiu sobre o tema “Encantar a política”

Fórum Arquidiocesano das Pastorais e Entidades Sociais refletiu sobre o tema “Encantar a política”

Participantes do Fórum

Na manhã desta quinta-feira, 2 de junho, representantes de 35 entidades, pastorais e ações sociais da Arquidiocese estiveram reunidos na Casa Madre Teresa, em Itapema, para o 2º Fórum Arquidiocesano de 2022.

Ao chegar na Casa Madre Teresa, os participantes foram acolhidos com um saboroso café colonial, uma bela roda de violão e canções. Logo após, na sala de reuniões, foi realizada uma apresentação onde cada um dos presentes falou seu nome e a entidade que estava representando.

Valsoni Celestino (Lico)

O tema de formação foi “Encantar a Política”, conduzido por Valsoni Celestino (Lico), da Diocese de Joinville. Ele pautou suas reflexões no Caderno Encantar a Política que é fruto do trabalho em conjunto de vários organismos da CNBB/CNLB, em resposta à convocação do Papa Francisco para todos participarem da renovação da Igreja e da sociedade civil com suas instituições democráticas. Após a introdução sobre o tema, apresentou resumidamente os capítulos da cartilha que você pode acessar aqui: cartilha completa

O tema foi amplamente abordado finalizando com um convite para que todos entrem neste processo e que sejam geradas conversas e reflexões criativas sobre política como um bem para todos.

Ouça abaixo alguns trechos da reflexão:

Em seguida, os participantes foram convidados a conhecer as dependências da Casa Madre Teresa e os trabalhos que realizam.  

A casa foi inaugurada em 2010 e está localizada em um dos bairros mais carentes da cidade de Itapema. Ela oferece várias oficinas e serviços no contraturno escolar, visando atender as famílias e principalmente as crianças. Destacamos aqui o trabalho que realizam no Consultório Odontológico, com a fala do Dr. Marco Antônio Meiste, que trabalha voluntariamente na casa e coordena o trabalho dos demais dentistas voluntários, Dra Suzana e a Dona Darci.

Ouça abaixo.

Para Dr. Marcos Antônio Meiste, o trabalho na Casa é uma forma de demonstrar amor ao próximo. “Com este projeto, nós, voluntários, conseguimos entregar o que temos de melhor enquanto seres humanos, e isso não tem preço”, afirma o dentista.

A visita as dependências da casa seguiram por todas as salas onde são realizados os trabalhos e as oficinas. Em seguida, os participantes foram convidados para um lanche ao som de uma apresentação de violinos dos alunos da oficina de música da casa.

Ao retornar as atividades, foi apresentado o novo cronograma para o lançamento da Revista da Dimensão Social Arquidiocesana, que teve sua data ampliada, a partir de um pedido do Arcebispo de Florianópolis para que nenhuma ação social ou entidade ficasse de fora. A previsão de lançamento da publicação é no último Fórum Social Arquidiocesano, em novembro, e na cerimônia do Prêmio Dom Afonso Niehues.

Maíra Cabral

Outro ponto da pauta foi a apresentação da Pastoral do Povo da Rua Arquidiocesana, em conjunto com a ASA, sobre o projeto “Moradia primeiro – Uma casa que transforma”. Ele visa ser uma estratégia de superação da situação de rua com atendimento individualizado e promoção de formação em defesa e ampliação de políticas públicas, explicaram os organizadores. O lançamento do projeto será no dia 28 de junho, às 14h30, na Paróquia Santo Antônio, no bairro de Campinas, em São José, e contará com a presença do arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, representante da coordenação nacional da Pastoral do Povo da Rua, além de autoridades civis e convidados.

O secretário executivo da ASA, Fernando Batista, também convidou todos a participar da construção da 12º Assembleia Regional da Cáritas Brasileira, no dia 4 de junho, das 8h30 às 12h, via Google Meet, com o tema “Ver e Iluminar”.

Ao final, as entidades fizeram alguns informes e convites. O pároco da Paróquia Santo Antônio, de Itapema, Pe. Leandro José de Souza, foi convidado pelo coordenador arquidiocesano de Pastoral, Pe. Alcides Albony Amaral, para dar a benção a todos os participantes. Em seguida todos se encaminharam para um almoço festivo, preparado pelos anfitriões do Fórum, onde também foi celebrado o dom da vida do coordenador executivo da ASA, Fernando Batista, que estava de aniversário.

GALERIA DE FOTOS DOS ESPAÇOS DAS OFICINAS E SALAS DA CASA MADRE TERESA