Siga-nos

ASA promove aprofundamento sobre Doutrina Social da Igreja

ASA promove aprofundamento sobre Doutrina Social da Igreja

Por Olga Oliveira

Nesta quinta-feira, 25 de maio, foi realizado no Recanto Silvestre, Biguaçu, o primeiro encontro de aprofundamento em Doutrina Social da Igreja promovido pela ASA. O encontro contou com a assessoria do Frei Nilo Agostini, professor, pesquisador e escritor.

A Doutrina Social da Igreja Católica (DSI) refere-se ao corpo de ensinamentos e princípios que a Igreja Católica desenvolveu ao longo dos anos para orientar sua posição em relação a questões sociais, econômicas e políticas. Ela oferece uma abordagem moral e ética para a construção de uma sociedade justa, baseada nos princípios do amor, dignidade humana, solidariedade e justiça social. A Ação Social Arquidiocesana ciente da importância de oferecer aos membros da rede este estudo reuniu cerca de 20 pessoas para que juntos pudessem estudar e refletir sobre está dimensão tão importante para a Igreja e para os trabalhos sociais que toda rede realiza.

Após acolhida com café, oração e apresentação dos participantes o Frei Nilo iniciou o processo formativo do dia falando sobre a importância da DSI para a Igreja. Ele disse: “Hoje, necessitamos redescobrir o grande aporte que este ensino social nos traz, capaz de iluminar a atividade social, política e econômica dos cristãos, esclarecendo os compromissos políticos, discernindo as ideologias, capacitando para a análise de sistemas e situações. Ela é parte integrante do seguimento de Jesus Cristo e, como tal, deve estar integrado tanto na educação católicaquanto na catequese, tendo “o valor de um instrumento de evangelização”. E completou “a Doutrina Social da Igreja não reclama para si a competência técnica na solução dos problemas, mas capta, à luz da fé, as dimensões éticas, as responsabilidades morais, a densidade teologal das realizações humanas. Ciosa do desenvolvimento pleno e da salvação integral do ser humano, ela ausculta os acontecimentos da história e acompanha-os ciente da interpelação recíproca entre Evangelho e vida social, entre fé e vida”.

Na parte da tarde a formação abordou o tema “os desafios do nosso tempo e a Doutrina Social da Igreja Católica e os subtemas: O Estado e a sociedade; o trabalho e as novas tecnologias; a empresa e o trabalhador; a primazia do bem comum e a sociedade privada; o mercado numa economia de Globalismo; a paz como dom de Deus e tarefa do ser humano e a Ecologia e o cuidado da Casa Comum. Estas reflexões foram feitas a partir da Carta encíclica do Papa Francisco, publicada em 2020, sobre a fraternidade e a amizade social que aponta para a grandeza do amor que abraça a todos, a Fratelli tutti.

Ao final do encontro o secretário executivo da ASA motivou os participantes a falar sobre o dia de formação e convidou aos participantes para serem multiplicadores deste encontro em suas bases.

Clique aqui para fazer o download do material usado na formação.

Veja abaixo alguns depoimentos:

“Em nome da Pastoral da Saúde quero agradecer, somos duas representantes da pastoral, e dizer que fiquei muito feliz com o que eu aprendi para poder levar para a Pastoral da saúde. Fui muito rico e aproveitável o que nós aprendemos hoje”.

 (Maria Aparecida Marcelino– Agente Pastoral da Saúde de Biguaçu)

“Eu quero agradecer em nome da Pastoral da Pessoa Idosa e dizer o quanto eu fiquei maravilhada. Quando eu comecei a ler uma parte da carta aqui eu embarguei a voz algumas vezes porque eu me senti muito emocionada, jamais vivi um momento como esse que eu vivi hoje. Obrigada Frei por abrir momentos para que nós pudéssemos nos posicionar. Contar algumas histórias. E muito bom essa troca. Eu estou muito feliz em lhe conhecer. O que o senhor conduziu, a forma como conduziu, toda a sua desenvoltura em trazer temas que as vezes a gente não tinha o hábito de ter, isso nos dá uma gama de conhecimento. Ouvir o senhor conduziu, a forma como o senhor conduziu toda a sua desenvoltura em trazer temas que às vezes a gente não tinha o hábito de ter isso dá uma gama de conhecimento, vamos aguardar a próxima, tomara que não demore muito. Obrigada por tudo Frei, você foi espetacular”.

(Patrícia Klein – Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Florianópolis)

“Vim de outra diocese porque estou na comissão do Laicato e também na Caritas Diocesana de Blumenau e entre outras coisas estamos trabalhando para criar uma rede de multiplicadores.  Fazia tempo que eu não tinha esse tipo de formação presencial, então muito obrigado pela oportunidade, obrigado pela paciência de vocês nas minhas intervenções, pessoal, um falador maluco, né? Eu falo que sou uma família de faladores, mas eu agradeço a paciência, agradeço ao conhecimento do Frei, a partilha dele conosco e o acolhimento de vocês nesse dia aqui foi muito importante para mim. Obrigado!”

(Celso Luiz Alves Braga, Conselho dos Leigos – Diocese de Blumenau)

“Vou agradecer, foi um dia muito bom, muitas informações e quando a gente olha assim a apostila logo no início, esse assunto aqui pensa: isso vai ser muito cansativo, mas forma como o senhor conduziu a gente conseguiu acompanhar, sem que fosse cansativo e nossa muito enriquecedor muito obrigada”.

(Salete Luciana de Oliveira Luciano)

“Eu queria também agradecer em nome da Pastoral Carcerária, e dizer que que isso vai ser muito construtivo, a gente trabalhar nesse termo aí de valores humanos, isso para mim foi muito grande, representativo porque a gente se coloca no lugar do outro e isso vai trazer para nós também esse conteúdo que a gente vai também trouxe muitos conteúdos que a gente vai elaborar e vamos compartilhar com a minha comunidade, com a ação social. Muitas áreas faladas aqui eu não tinha conhecimento e eu fiquei tão ansioso para desenvolver este trabalho. Percebi que é um grande caminho. Quero trabalhar esses conhecimentos, saio daqui com conhecimentos muito esclarecidos. É uma coisa assim que a gente vai trazer para nossa vida, eu acho que esse dia vai ser marcado e vamos construir algo maravilhoso, a partir deste dia de formação. Muito obrigado!”

(Pedro Pickler – Agente Pastoral Carcerária Agrícola)

“Eu venho também agradecer a primeira formação presencial em Doutrina Social da Igreja, participei de uma durante a pandemia, mas não pequei quase nada. Eu não sabia destes documentos e cartas da Doutrina Social da Igreja e com as colocações e os resumos vai ajudar e vou poder me aprofundar melhor nos assuntos.  Uma sugestão é que nas próximas vezes, possamos nos levantar mais vezes”.

(Irmã Giorgette Buimwa – Pastoral Social Santa Dulce dos Pobres – P.N.S. do Carmo – Coqueiros)

“Dá nossa parte nós que representamos a Comissão do Ecumenismo. Parabéns pela condução do dia Frei, já o conhecia e também agradeço a ASA pela promoção e pelo suporte na promoção deste encontro”.

(Márcio Murilo Martins – CADEIR – Comissão Arquidiocesana para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso).

“Completando as palavras da Patrícia e do Márcio a minha palavra é gratidão pela sua disponibilidade. Aquece o coração, a gente está sempre se renovando na caminhada, pois viemos de uma caminhada longa e é vamos nos renovando e hoje nos aquecemos. Obrigada!”

(Carmem Mary de Souza Souto – Pastoral da Pessoa Idosa – Paróquia da Trindade).