
Na Praia da Pinheira em Palhoça é possível conhecer uma bela experiência de ecologia integral. A Associação Pró CREP (Criar, Reciclar e Preservar) faz trabalho socioambiental há mais de 30 anos, colocando na prática a temática da Campanha da Fraternidade 2025, preservando a criação divina, dando destino correto para todos os resíduos, mostrando que é possível estabelecer uma nova relação com os resíduos gerados por cada pessoa.
A Pró CREP é responsável pela coleta seletiva de 11 bairros da parte sul do município de Palhoça. Atualmente gera trabalho e renda para mais de 80 pessoas de forma direta. Além de contribuir com a preservação ambiental, a associação também faz um trabalho de inclusão social de diversas pessoas que buscam seu sustento na associação.
A ecologia é trabalhada na Pró CREP de forma integral, pois cada pessoa tem responsabilidade pelo que consome e descarta, mostrando claramente que tudo está interligado. A educação é base de todo trabalho realizado.
Há diversas frentes de trabalho na Pró CREP, onde todos os resíduos são transformados e reutilizados. Aquele utensílio doméstico que não serve mais e não é utilizado, pode ser adquirido (num preço bem acessível) por outra pessoa na loja do cacareco. As roupas que não são mais utilizadas, podem ser doadas para o brechó que prorrogará um pouco mais sua utilização por outra pessoa. Na Pró CREP o óleo de cozinha vira sabão e a poda de árvore vira adubo para plantas ou lenha para lareira. O livro ou os discos de vinil também têm seu local apropriado, para não serem descartados sem aproveitamento. Na parte cultural, são oferecidas diversas ofi cinas de artes, mosaico, cultura, etc.
Muitas vezes experiências como a Pró CREP são pouco conhecidas e divulgadas. Ela já recebeu premiações nacionais de reconhecimento do belo trabalho realizado. Você pode conhecer melhor esse belo trabalho através do site: procrep.org ou agendando uma visita pelo telefone: 48 99934 6710.