Jovens, assessores e militantes de todo o Brasil estão reunidos em Goiânia, nas terras do cerrado Brasileiro, para o V Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). O Congresso, realizado entre os dias 09 e 13 de julho, celebra os 40 anos da Pastoral, que desde o final dos anos 1980 atua em defesa dos direitos das juventudes populares, das periferias do campo e da cidade.
A celebração de acolhida e abertura marcou também o aniversário de 30 anos da Paróquia Nossa Senhora da Terra, que acolhe as delegações de todo o Brasil para este congresso. Até sexta-feira, os 400 participantes vão refletir sobre o tema central: Águas e Profecias: Luzes no Meio Popular Gerando Vidas, motivados pelo lema Juventudes e seu protagonismo, resistência e liberdade.
Na celebração de abertura, embalada pelos tambores e bandeiras do congado, Frei Marcos Sassateli, da paróquia que acolhe o Congresso, lembrou as palavras e a convocação do Papa Francisco e encorajou os jovens a continuarem sendo resistência, rebeldia e revolução. “Jesus Cristo foi o maior revolucionário do mundo. É preciso recordar sempre o testemunho de Cristo, tornando-nos revolucionários nestes tempos difíceis que temos enfrentado, as vezes até dentro da Igreja”, lembrou o frei.
A Cáritas Brasileira se une à PJMP nesta festa de 40 anos e participa do Congresso Nacional representada pelo Assessor Nacional do Programa Infância, Adolescência e Juventudes (PIAJ), Leon Souza, e de outros jovens dos regionais e entidades membro da rede Cáritas. Leon diz que “é importante celebrar a resistência das juventudes com beleza e ousadia como faz a PJMP. Nas periferias do mundo, no meio popular, a gente continua gestando experiências concretas que fazem a vida mais bonita e mais humana para muitos e muitas jovens. Que esses 40 anos sejam tempo de reflexão da caminhada e de sonhar novos tempos de justiça e libertação”, disse o assessor.
O V Congresso da PJMP se encerra na próxima sexta-feira, 13 de julho, com uma romaria e celebração no Santuário do Divino Pai Eterno, espaço de fé e religiosidade popular do povo brasileiro, localizado em Trindade (GO).
Fonte: Caritas